segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Estudante da PB é vice em olimpíada de microeletrônica na Armênia

Felipe recebe o prêmio de segundo colocado na Olimpíada de Microeletrônica, em Yerevan, na Armênia (Foto: Felipe Gonçalves/Arquivo Pessoal)
Às vésperas de completar 24 anos, Felipe Gonçalves de Assis, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), traz em seu currículo diversos prêmios em olimpíadas de variadas áreas do saber. Matemática, Astronomia, Química, Física, Biologia e Programação são algumas delas. A última conquista foi no campo da Microeletrônica, em um evento realizado na cidade de Yerevan, na Armênia, onde conquistou o segundo lugar, no último dia 16. O jovem, natural de Campina Grande, afirma que nunca teve uma rotina de estudos diferenciada, mas que está acostumado a estudar. Uma prova disso é que ele também é músico: seu instrumento é o piano. Felipe conheceu as competições em 1999, quando cursava a quarta série (hoje 5º ano). “O impulso a participar das provas foi basicamente 'não tenho nada a perder, e talvez ganhe alguma coisa'. Nunca fui cobrado pelos meus pais, e acho que sempre gostei de desafios”, afirma.
Desde então, já competiu não só em cidades brasileiras, mas também na Colômbia, na Índia e na Hungria. Ele conta que a participação nesses eventos é, muitas vezes, bancada pelos próprios organizadores, além dos prêmios e certificados oferecidos, o que ajuda a incrementar não só o currículo, mas também a aumentar a competitividade.
“O mais comum é receber só certificado mesmo e, às vezes, medalha. Nas de matemática ganhei muitos livros. Os maiores ganhos materiais que tive foram as viagens para representar o Brasil no exterior, que foram sensacionais”, explica. Em vários desses locais, ele era o único representante da Paraíba, do Nordeste ou até mesmo do Brasil. Ele acredita que, com essas participações, pôde colocar  Campina Grande e a UFCG no mapa dos organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário