quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Feira em Petrolina expõe alternativas para agricultura no semiárido de PE

Pesquisadores de várias cidades do país estão reunidos esta semana em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para discutir alternativas que melhorem a vida de quem mora no semiárido, uma região de clima quente e seco. A Feira de Agricultura Familiar Semiárido Show, promovida pela Emprapa, tem o objetivo de expor tecnologias de convívio com o clima seco e segue até sexta-feira (1º).
“[Nosso objetivo] é reunimos um conjunto dessas tecnologias e colocarmos elas no campo. A partir disso criarmos outros conjuntos de soluções, que nos deem sustentação às políticas públicas que estão sendo construídas”, afirmou o diretor-executivo da Embrapa nacional, Waldyr Stumpf Júnior.
Agricultores do assentamento Santa Edwiges, que fica no município de Piracuruca, no sul do Piauí, participam do evento. “Nos mobilizamos para estar aqui representando o Piauí, o modo como a gente cultiva, produz nosso alimento”, disse o agricultor Antônio Ozano.
Trinta espaços com 80 expositores apresentam, entre outras técnicas, a de manejo e criação de animais com forragem e o cultivo do girassol para a agroenergia.
Além de açudes e cisternas, já bem conhecidos dos sertanejos, uma nova alternativa de armazenamento de água está sendo apresentada no evento. São os barreiros de trincheira. Diferentes dos convencionais, eles são mais estreitos, porém mais profundos. E é justamente isso que ajuda a evitar o índice de evaporação da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário