quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Grupo de Brasília apresenta dança nordestina nos EUA nesta quinta

Dançarinos do grupo Balé do Cerrado se apresentam nos EUA nesta quinta. (Foto: Lúcio Santos/ Acervo Maior São João do Cerrado)
O grupo Balé do Cerrado se apresenta nesta quinta-feira (10) em Los Angeles, nos Estados Unidos, no “Goal to Brasil – encontros brasileiros”, evento que divulga o Brasil para a Copa do Mundo de 2014. O elenco foi selecionado pela Embratur. Essa é a primeira vez  que o grupo se apresenta fora do país.

O elenco mostrará a tradição das festas juninas brasileiras. O objetivo é mostrar a festividade e torná-la conhecida entre os estrangeiros. No repertório apresentado pelo grupo estão composições como “Olha que isso aqui tá muito bom!”, de Gonzaguinha, e “Feira de Mangaio”, de Clara Nunes.

“O Balé Flor do Cerrado é uma mostra viva da cultura tradicional folclórica nordestina, com misturas contemporâneas para apresentar aos estrangeiros o colorido, os sons e os ritmos de todas as manifestações juninas, misturando forró, xaxado, xote, baião, maracatu, boi-bumbá e bumba meu boi, além da beleza das quadrilhas juninas, para apresentar ao mundo a riqueza da nossa diversidade cultural”, disse a idealizadora do projeto, Edilane Oliveira.

O grupo foi criado em 2011 para ser o balé oficial do projeto O Maior São João do Cerrado. Na apresentação, 12 dançarinos de diversas manifestações populares dividem o palco.

O espetáculo propõe ao espectador um passeio ao “Brasil junino”, valendo-se das mais célebres composições do repertório musical nordestino. Além disso, literatura de cordel, poemas e textos nordestinos também fazem parte da divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário