sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Rio São Francisco, de águas abundantes, completa 512 anos

O Rio São Francisco, que completa 512 anos nesta sexta-feira (4), recebeu esse nome porque foi descoberto no dia de São Francisco de Assis. As águas do rio atravessam vários estados e mudam a vida de muitas pessoas pelo caminho.
O rio de águas verdes, frias e abundantes, tem 2,83 mil quilômetros de extensão, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. O Rio São Francisco muda a paisagem ao passar pelo Nordeste. Historicamente, o semi-árido é conhecido pela escassez de água, mas pela região o líquido parece não ter fim. Com a ajuda da tecnologia, o mar doce levou de volta a esperança para uma parte do sertão seco. É como se o Velho Chico abrisse os braços oferecendo oportunidades e transformando vidas.
O rio abastece os sistemas de irrigação que permitem o cultivo de frutas em pleno semi-árido. A fruticultura desenvolveu a economia do Vale do São Francisco. Por ano, são movimentados cerca de US$ 240 milhões com a exportação.
No final de setembro, uma adutora passou a levar a água do São Francisco para a comunidade de Cacimba do Baltazar, na zona rural de Petrolina. O sonho de muitos outros agricultores virou realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário