segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Exposição traz olhar sobre o Rio São Francisco e a praia de Boa Viagem

Exposição retrata o Rio São Francisco e a praia de Boa VIagem (Foto: Divulgação / Associação de Fotógrafos Fototech)

Cinco fotógrafos aceitaram o desafio de trazer um olhar diferenciado sobre a riqueza das águas em Pernambuco, com foco na sustentabilidade ecológica e na proteção do meio ambiente. O Rio São Francisco, no Sertão, e a praia de Boa Viagem, no Recife, foram escolhidos pelo grupo da Associação de Fotógrafos Fototech. O trabalho pode ser conferido de quinta (14) a domingo (17), na Praça do Carmo, em Olinda.

A exposição ‘Águas – vida do Sertão ao Cais’ traz nove painéis, cada um com mais de dois metros de altura, que guiam os visitantes por esse mundo de belezas naturais, fazendo uma viagem pelo rio e o mar. Outros 200 registros feitos pelo grupo também vão ser projetados no local e vão poder ser conferidos pelo público. A jornalista e fotógrafa Roberta Guimarães trouxe a experiência de um mês percorrendo o Velho Chico em uma expedição da nascente à foz, buscando traduzir o acervo cultural, natural e científico do rio.

Marco Antonio Silva e Wellington Dantas também exploraram o São Francisco. A dupla passou dez dias desbravando o rio, captando-o sob diferentes aspectos – indo da visão do turista, a do fotógrafo e a do cidadão, mostrando assim os contrastes entre as cidades e traçados do São Francisco. A Praia de Boa Viagem foi objeto de trabalho de Fernando Neves e Yeda Bezerra Melo, que buscam uma redescoberta do mar e da praia através de sua cultura e seus potenciais econômicos e sociais para toda a população.
A mostra integra a programação da Feira Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Na quarta-feira (14), às 15h30, os cinco fotógrafos se reúnem para uma mesa redonda dentro da Ecofliporto, braço ecológico da festa, para falar sobre o processo de criação do ensaio e o tema escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário