segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Nordeste literário é tema da edição 2013 do projeto 'Paixão de Ler'



O Nordeste gerou um universo literário que se espalhou pelo Brasil e hoje está incorporado à vida cultural das grandes metrópoles do país. Todas as formas de expressão artística desse universo estão representadas na edição deste ano do projeto Paixão de Ler, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que ocorre de terça-feira (5) até o dia 12, em diversos pontos da cidade. Serão mais de 100 atividades gratuitas, entre mesas literárias, debates, rodas de leitura, exposições, peças de teatro e shows.

O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna é o homenageado do Vozes do Nordeste: Identidade, Memória e Contemporaneidade, título dado à edição deste ano do Paixão de Ler. O projeto existe há 21 anos e teve como inspiração um similar francês, o La Fureur de Lire (A fúria de ler). A ação ocorre sempre na primeira semana de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, celebrado no dia 5 deste mês. “As vozes do Nordeste sempre foram gritos do sertão que ecoaram na cidade. A literatura brasileira vem sendo costurada por grandes escritores que trouxeram para o mundo das letras a marca de um povo que aprendeu com a escassez a tirar o sumo da alegria”, destaca Gisele Mota, gerente de Livro e Leitura, da secretaria e uma das curadoras do evento. Ela lembra que muitos desses escritores acabaram se estabelecendo no Rio de Janeiro, “criando na cidade espaços significativos de identidade e memória.


A festa de abertura do Paixão de Ler será no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, às 19h do dia 5. O ator pernambucano Jesuíta Barbosa, recentemente premiado no Festival do Rio por sua atuação no filme Tatuagem, será o mestre de cerimônias da festa, que terá o show Sotaque Carregado, do DJ Mam e exposição de obras do artista plástico Gilvan Samico, um dos grandes nomes da gravura no Brasil.

No dia seguinte (6), a autora potiguar Débora Seabra, portadora da síndrome de Down, participará de um encontro literário, às 10h, na Biblioteca Popular Marques Rebelo, na Tijuca, zona norte da cidade. Ela lançará no local seu livro Débora Conta Histórias e conversará com os leitores sobre sua história de superação e inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário