terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vegetação renasce depois das primeiras chuvas no Sertão de PE

Reservatório de água cheio após as chuvas (Foto: Maria Lima/G1 Petrolina)
Em Petrolina, foram registrados 60 milímetros de chuva no mês de novembro. De acordo com o laboratório de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o volume foi o maior dos últimos 3 anos no período. A média é de 50 milímetros.
Os efeitos da chuva já podem ser percebidos no interior do município. Foram três precipitações rápidas, em menos de uma hora, mas com chuva forte. É o que relatam moradores das comunidades de Pedra Grande, Lajedo e Jatobá em Petrolina. A caatinga que não recebia água desde abril de 2013, foi ressurgindo e está quase que completamente verde.
Uma das espécies a ganhar folhas verdes foi a jurema, comum no Nordeste brasileiro, que perde todas as folhas durante a seca. Outra espécie como o caroá, da família das bromélias, está florido. Em comunidades como o Jatobá e Lajedo os reservatórios começaram a armazenar água da chuva, ainda em pequena quantidade. A estrada que liga Jatobá a Lajedo foi tomada pela água e dificulta o tráfego de veículos. Deve continuar chovendo em Petrolina. “As previsões indicam que nós deveremos ter um retorno dessas chuvas a partir da quinta-feira (11). Entre quinta e segunda-feira tem possibilidade de precipitação englobando a parte oeste de Pernambuco, incluindo Petrolina, Lagoa Grande até Santa Maria da Boa Vista", afirma o meteorologista da Univasf, Mário de Miranda.
Antonio João Alves, de 69 anos, morador da região do Lajedo, diz que pequenos reservatórios começaram a receber água também do canal do Projeto Irrigado Pontal Sul. Isso ajuda na sobrevivência de animais, mas não na produção de alimento, o que acontece quando a caatinga está verde porque caprinos e ovinos se alimentam da vegetação. Depois da espera de sete meses, a chuva é motivo de comemoração. Mas ainda é cedo para pensar em plantio, mesmo para agricultura de subsistênciahttp://radiosertao9.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário