segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Artista de Olinda é homenageado com bonecos gigantes no carnaval 2014

É no mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, em Olinda, que a fábrica do carnaval funciona a todo vapor. Este ano, a novidade são os bonecos feitos em homenagem aos quadros do artista plástico Bajado, que retratava personagens do cotidiano da cidade. O artista, falecido em 1996, aos 84 anos de idade, deixou uma obra vibrante com traços ingênuos e apaixonados, como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta segunda (17). 
Para deixar os bonecos ricos em detalhes na roupa e feições, a equipe de 70 pessoas utiliza cores semelhantes às dos quadros do artista, como o casal de dançarinos inspirado na tela “Gato L. Brum, a nossa gafieira”. Neste ano, o bonequeiro e cenógrafo Fernando Augusto é o responsável por vestir Olinda para o carnaval pela 11ª vez.

O enredo da festa em 2014 é “Bajado, um artista de Olinda,100 anos”. Para deixar tudo nos trinques, muita pesquisa teve de ser feita. Não é à toa que as cores dos bonecos são semelhantes às que Bajado usava: as tintas são foscas e a fidelidade se repete nas formas arredondadas e na proporção dos personagens.

Para Fernando Augusto, “a ideia foi de pegar a obra inteira e dar tridimensionalidade, dar volumetria escultórica pra colocar na rua. E, na rua, a pessoa sentir o movimento destas figuras que louvam, sobreudo, o carnaval de Olinda”. Segundo ele, os personagens são típicos da cidade e facilmente reconhecidos pelos foliões.http://radiosertao9.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário