
O livro de fotografias "Ser tão" foi lançado em Petrolina, no Sertão pernambucano, nesta quinta-feira (28). A obra reúne 180 fotografias que mostram o semiárido pernambucano atrás de paisagens naturais, retratos de sertanejos e cenas do cotidiano. O livro é de autoria do fotógrafo Plínio Parente.
O livro revela uma multiplicidade de olhares sob o Sertão. “É um Sertão mais leve, mais alegre. Um Sertão mais alegre com uma luz mais apurada. O que a gente tem em abundância nossa luz, eu aproveitei para mostrar o cotidiano. Trago as cenas com uma visão mais positiva”, destaca.
Segundo o autor Plínio Parente, o livro é uma passagem. “Eu fiz um roteiro, que passa pela água ou a falta dela. As fotos foram feitas caminhando e passando pelos lugares. É um contraponto a imagem construída”, destaca.
A maioria das fotos foram produzidas entre 2010 e 2013, mas também há registros da década de 80, quando Parente começou a fotografar. “Como eu já fotografava, tenho uma referência desde 1980, vim morar aqui desde 2010 e produzi a maior parte depois de aprovado esse projeto”, conta.
O livro é o primeiro trabalho autoral e reúne imagens de cidades como Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Araripina, Parnamirim, São José do Belmonte, Santa Maria da Boa Vista, São José do Egito, Bodocó, Tacaratu, Floresta, Santa Filomena, Ipubi, Santa Cruz, Orocó, Serrita, Exu,Cedro, Salgueiro, Petrolândia e Petrolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário