terça-feira, 18 de novembro de 2014

Simpósio debate a mística e religiosidade de Padre Cícero


Após uma década, pesquisadores da religiosidade estarão reunidos no Cariri para uma busca mais aprofundada de um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero será aberto na noite desta segunda-feira, com a participação de mais de 20 pesquisadores e mais de 600 inscritos do Brasil e exterior.

O evento será realizado de 17 a 21 de novembro. Dessa vez o intuito está em responder ao questionamento E...Onde está ele? A abertura acontece às 19 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com a conferência da irmã belga Annette Dumoulin.

Há várias décadas ela mora em Juazeiro do Norte e tem convivido com os romeiros, sendo uma das grandes conhecedoras dos costumes e realidade dos fiéis que se deslocam até a cidade para reverenciar o Padre Cícero. Ela abordará o tema Padre Cícero e Igreja na contemporaneidade (Pe. Cícero... E onde está ele?). O simpósio será realizado no auditório do campus Crajubar, da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Desde o ano passado que vários estudos vêm sendo feitos para elaborar a programação que busca reunir os principais estudiosos da temática. A historiadora, professora da Urca, Fátima Pinho, destaca a importância do simpósio, que já foi palco de estudos relevantes sobre o Padre Cícero. Ela é diretora do Instituto de Pesquisa do Cariri (Ipesc).

O escritor e jornalista Lira Neto, que na última semana esteve em Crato, afirmou que o Padre Cícero ainda hoje suscita discussões. "É riquíssimo e possível lançar vários olhares desse homem tão amado, polêmico e até odiado", disse, diante do amplo trabalho de pesquisa que fez para o livro Padre Cícero.

De acordo com a historiadora Fátima Pinho, o simpósio é importante porque vai fazer um balanço historiográfico de tudo que foi pesquisado nesses últimos 10 anos. "De lá para cá se pesquisou muito sobre o Padre Cícero e a região cresceu, se tornou metropolitana. O simpósio tem essa característica e esse estado da arte", destaca.

Nesse contexto, conforme a estudiosa, a academia terá um momento de reflexão dessa importância da figura do sacerdote no desenvolvimento político, historiográfico e sociológico da Região do Cariri.

São mais de 100 trabalhos inscritos de acadêmicos de todos os Estados do Brasil, a maior parte do Cariri, com oito grupos de trabalho, e cerca de oito desses estudos inscritos em cada grupo. E isso mostra, conforme Fátima Pinho, que o Padre Cícero vem sendo estudado cada vez mais, com a busca da sua compreensão pela academia. "Vamos perceber quais são e de onde são esses trabalhos e por isso que a pergunta é ´onde está ele?´", explica, ao destacar que há muito tempo o sacerdote extrapolou os limites do Cariri, sendo objeto de estudo e santo de devoção de pessoas do Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário