sábado, 13 de dezembro de 2014

Pernambuco celebra aniversário de Luiz Gonzaga neste fim de semana

Pernambuco se prepara para celebrar do Litoral ao Sertão, no fim de semana, o aniversário de um dos maiores mestres da música brasileira, o eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga, que, se vivo, completaria neste sábado (13)102 anos. No Recife, a data é celebrada com festas a partir desta sexta-feira (12), no Pátio de São Pedro, Parque Dona Lindu e Museu Cais do Sertão. As festividades se espalham pelo interior, principalmente em Exu, terra natal de Luiz.
É em frente a casa de número 35 do Pátio de São Pedro – localizado no bairro de São José –, local no qual funciona o Memorial Luiz Gonzaga, que se inicia a festa, nesta sexta, a partir das 19h, com o já tradicional Parabéns pra Gonzagão. Por lá, Almir Rouche, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Daniel Bueno e Ed Carlos prometem realizar uma homenagem digna ao músico. “O projeto é uma grande homenagem ao sanfoneiro, que traduziu como ninguém as tradições, o folclore, a cultura, os costumes, o linguajar e o cotidiano do povo nordestino em 625 canções gravadas nos quase 50 anos de carreira. Uma verdadeira enciclopédia do Nordeste”, revela o cantor Daniel Bueno, que também é coordenador da festa, que tem acesso gratuito.
No sábado, a partir do meio-dia, o espaço recebe a exposição Dos bois aos baiões, com peças em barro do Mestre Vitalino, Zé Caboclo e outros. Mais tarde, às 16h, acontece no Pátio a concentração para o Cortejo Rei do Baião com apresentações de sanfoneiros e boneco gigante de Luiz Gonzaga. A “Forrovioca” segue em direção ao Museu Cais do Sertão, onde, a partir das 18h, acontecerá shows do mestre Camarão, Banda Em Canto e Poesia e Banda Polinário.
À noite, a celebração continua na esplanada no Parque Dona Lindu. O espaço recebe o espetáculo gratuito Cordas, Gonzaga e afins, com participação de Elba Ramalho, que conta com os textos de Newton Moreno, os arranjos de linhagem armorial do grupo SaGrama, as cordas do Quarteto Encore e a bateria de Tostão Queiroga, que sempre acompanha Elba, além da sanfona de Marcelo Caldi. A cantora aproveita a ocasião para comemorar os 35 anos de atividades completados este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário