sábado, 11 de abril de 2015

Grupo Mamulengo das Alagoas se prepara para o forrózabumba

Grupo Mamulengo das Alagoas
Tendo no currículo apresentações em rede nacional, o Grupo Mamulengo das Alagoas já está se preparando para as apresentações do São João em Maceió, aproveitando para divulgar o seu trabalho. O grupo busca preservar as tradições do folclore alagoano e segundo Célio Herculano da Silva, criador da dança da boneca, está buscando patrocínio para suas apresentações.
Célio Herculano conta que estava em São Paulo fazendo a divulgação de seu trabalho, mas voltou para Maceió devido à programação do São João.  “Já gravei no Jô Soares,  Ratinho, Gugu, Altas Horas, Programa Livre, A Praça é Nossa, entre outros programas. Eu me apresento há 21 anos e graças a Deus está dando certo. Estava em São Paulo e como está chegando o São João, retornamos a Alagoas, para fazer as apresentações em eventos de Maceió ”, comenta.
O enredo do Grupo Mamulengo conta a história de um boneco que toma vida com o forró, pois o ritmo da zabumba faz bater o seu coração, o triangulo balança sua cabeça e a sanfona estremece o seu corpo.  Quando juntos, os três instrumentos acordam o boneco com o som da música e ele toma vida dançando com a boneca de pano.
Herculano é filho de artista plástico, seu pai criou o personagem do boneco e sua mãe, costureira, foi quem montou e costurou. O artista também é bailarino e personal e conta que começou a dançar em grupos folclóricos ainda criança, depois nas quadrilhas. Aos 19 anos criou o seu grupo de dança com a coreografia do Mamulengo, o boneco e a boneca, com a intenção de transmitir a cultura popular nordestina da dança e do forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário