segunda-feira, 20 de abril de 2015

O trabalho do Mestre Espedito Seleiro em parceria com os irmãos Campana será exposto nos Estados Unidos

Nova Olinda CE. O universo de cores do sertão nordestino monta na sela e adentra o pluralismo conceitual do design de móveis, com a fusão do mundo criativo dos irmãos Campana e o cangaço fashion do Mestre Espedito Seleiro. Humberto e Fernando não tiveram cerimônias desde que conheceram o trabalho do mais renomado artesão do couro do Brasil.
Espedito Seleiro, de Nova Olinda, ou o mestre Espedito, acaba de produzir várias peças de mobiliários com os designers brasileiros reconhecidos internacionalmente, que se tornaram referência no Brasil e exterior, por meio da junção de elementos aparentemente simples, do cotidiano, transformados em mobiliários de arte.
Os irmãos estão entre os poucos brasileiros a ter trabalhos expostos no Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque. E é dos Estados Unidos que o artesão aguarda a próxima notícia para onde irão os seus trabalhos, produzidos em conjunto com a dupla de designers.
Palhas trançadas
Do sertão para Viena não há distância quando se trata de unir cores à simplicidade das palhinhas trançadas. A escolha dos móveis foi dos irmãos, mas Espedito Seleiro simplesmente fez o que para ele não tem limite, que é poder proporcionar a mistura de elementos do couro com os tons vibrantes e pastéis, para resultar em modelos exclusivos inspirados na força cangaceira de um artesão que, desde criança, traz como herança de família a produção de artigos em couro, das sandálias inspiradas em Lampião, às selas, que são as suas peças iniciais.
Os irmãos Campanha estiveram na região em janeiro deste ano para acompanhar de perto o processo criativo para a elaboração do trabalho do mestre Seleiro e conhecer a arte do artesão de forma mais ampla. Antes, eles mandaram as cadeiras revestidas com as palhinhas, depois as poltronas, algumas delas em ferro. "Algo diferente mas ao mesmo tempo não tenho dificuldades para desenvolver. Mudamos alguns moldes, para adequar às novas formas, mas o desenvolvimento das peças é o que normalmente já temos trabalhado", afirma Espedito.
Ele teve a ideia, há algumas décadas de lembrar, o cangaço como algo mais leve, alegre. E aí, decidiu, então, inserir cores nas sandálias. A força da necessidade e durabilidade das selas, o que fazia com que o apurado para viver não fosse o suficiente, impulsionaram novas possibilidades de trabalhar com o couro.
Paulo Zulu
A explosão de criatividade acontece todos os dias, a cada peça desenvolvida pelo artesão, que já chegaram às passarelas da São Paulo Fashion Week, inspirando coleções de marcas importantes como a Cavalera. Paulo Zulu, que ano passado esteve no Cariri, foi um dos modelos que chamou a atenção do Brasil ao desfilar com vestimenta sertaneja, reestilizada e inspirada nas arte do mestre cearense.
Neste mês, as peças criadas por Seleiro e os irmãos Campana estão expostas na Firma Casa, em São Paulo, onde os irmãos possuem o seu estúdio. Peças como cadeira, poltrona, sofá, estante e espelho permanecem em exposição e foram produzidas em série limitada. Mas essa proposta de criação de mobiliários, promovendo um diálogo alegre e regional, já vem sendo desenvolvida pelo artesão. Em diversos ambientes do Cariri onde essas peças podem ser encontradas, a marca do mestre Espedito é inconfundível. Um deles é a sede do Geopark Araripe, no Crato.
Com a palhinha trançada um pouco exposta, o couro chega com toda força, revestindo o móvel. Houve liberdade criativa para o trio. É um trabalho que dialoga muito bem com o público e que chamou a atenção do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que esteve há quase dois meses em Nova Olinda visitando o Museu do Couro, vizinho ao ateliê do mestre, que trabalha junto com os filhos. Enquanto concluía as produções das peças, alguns móveis permaneceram no local. Um dos que o artesão achou interessante produzir foi uma estante com altura de quatro metros por quatro de largura. "Um trabalho interessante para dar uma nova roupagem", afirma. A modelagem dos gibões, bolsas e as selas são transferidas para os móveis sem a menor dificuldade. "O uso do couro é variado e se transforma num pensar diferente pela sua utilização", diz Espedito.
O contato do mestre Espedito com os irmãos Campana aconteceu por meio de uma oficina que o artesão realizou na Bertioga, em São Paulo. E primeiro veio a cadeira em ferro e o fitilho, ou a palhinha. E, somente em seguida, os cortes minimamente pensados no couro com a mão firme do artesão, que levaram a curvas criativas valorizadas pela tessitura da cor. Foi a primeira experiência dos três.
O design ganha novos contornos. Os irmãos fixaram Campana nas peças do artesão que já recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, no ano de 2011. O reconhecimento de Espedito Seleiro, de Nova Olinda para o mundo, ganha visibilidade, além da moda do 'cangaço fashion', agora com o panorama de atuação mais democrático ainda, em formas amplas, num universo infinito para o artesão do Cariri.
Mais informações

Espedito Seleiro
Rua Monsenhor Tavares, 140
Centro - Nova Olinda - CE
Telefone (88) 3546. 1432

Nenhum comentário:

Postar um comentário