segunda-feira, 13 de abril de 2015

Orquestra Sanfônica de Teresina faz a sua primeira apresentação de 2015

“Uma explosão de ritmos musicais”. Essa foi a definição do público durante a primeira apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina do ano de 2015. O evento reuniu pessoas de diversas idades e gostos no Palácio da Música, localizado no centro de Teresina, através do projeto Concertos Matinais.
A orquestra levou emoção à plateia presente. A técnica de Enfermagem, Maria Helena Araújo, relata que pela segunda vez consegue sentir alegria ao ver e ouvir a Orquestra Sanfônica.
“Gostei bastante na primeira vez que prestigiei, pois me lembra as raízes nordestinas, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Por isso, vou comparecer todas as vezes em que estiver de folga”, conta.
O repertório da Orquestra não se restringe apenas a músicas nordestinas. Os 17 sanfoneiros, aliados ao maestro Ivan Silva, proporcionam, além do forró pé-de-serra, a valsa, tango, choro,música erudita e baião. Além das composições de nomes como Noca do Acordeon, Waldir Azevedo, Luiz Gonzaga, Pedro Raimundo, Dominguinhos, Strauss e Brahms.
O maestro Ivan Silva afirma que o ano de 2015 já conta com grandes projetos. “Vamos até as igrejas e colégios a fim de estar mais próximo da população e motivar as pessoas a fazer aulas, pois o nosso objetivo é mostrar o valor do instrumento, além de chamar a comunidade para aprender a tocar”, afirma.
A Orquestra Sanfônica de Teresina foi criada em 2013, idealizado por Lázaro Ramos, atual presidente da Fundação Monsenhor Chaves (FMCMC), como uma forma de inserir a cultura da música reproduzida por sanfoneiros, como também homenagear o amigo e músico Dominguinhos.
“Sinto orgulho da Orquestra, pois não são apenas 17 sanfoneiros que tocam, e sim a magia do maestro divide todos os ritmos e fica bem parecido com qualquer Orquestra tradicional. Fico mais feliz ainda que eles compraram a ideia, pois podiam estar tocando a sanfona e ganhando o apoio financeiro, mas não, eles estão crescendo”, relata Lázaro Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário