sexta-feira, 19 de junho de 2015

Diversidade da cultura popular no Maranhão atrai turistas a São Luís

19/06/15 A diversidade da cultura popular do estado do Maranhão não encanta apenas quem é maranhense como também as pessoas que nasceram em outros estados. E é durante o período das festas juninas que a cidade de São Luís atrai o maior número de turistas. Como é o caso da gaúcha Noeli Capitanio que achou o Bumba Meu Boi muito bonito. “É bonito e bem diferente da gente de lá. As comidas são diferentes, a dança é diferente. A cultura está realmente aqui”.
Outra que também gostou muito das danças e dos ritmos dos sotaques maranhense foi a carioca Sheyla Galharde. Ela que nasceu no berço da cadência do samba garantiu que está se divertindo muito com as brincadeiras juninas típicas de quem nasceu no Maranhão. “A tradição é forte e muito legal. A gente está aproveitando muito a festa”.
E é nesse clima tão animado, regado a diferentes toadas e canções de quadrilhas que os arraiais viram uma espécie de happy hour para quem quer ver a tradição que vem de tão longe. O estudante Leonardo Franco, amante incondicional do Bumba Meu Boi, diz que a brincadeira ainda tem muito a ensinar e Le se orgulha de poder vivenciar toda essa tradição popular. “É reavivar forças porque é nossa cultura e é importante a gente vivenciar isso”.
A festa dos ritmos variados une todo mundo pelo o mesmo orgulho de preservar a cultura popular que só existe no Maranhão. Pelo menos é o que afirma o cantador do Boi de Pindaré, Mestre Castro. Para ele, a cultura não é apenas popular como também familiar, pois foi por meio de seus antepassados que ele aprendeu a amar a cultura do Maranhão. “Vem de família, vem dos nossos quilombos, do nosso bumba meu boi, do nosso tambor de crioula. Então, a gente quanto mais brinca a gente se sente feliz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário