domingo, 21 de junho de 2015

Genival, rei do duplo sentido, é também a história viva do forró

Genival Lacerda / JC Imagem
21/06/15 O Senador do Rojão, seu Cazuza, Seu Vavá, O Rei da Munganga ­ são todos heterônimos de Genival Lacerda. A cada um, ele designou um papel na sua obra. Seu Cazuza, por exemplo, foi personagem de programa humorístico de TV, que fez em dupla com o ator Lúcio Mauro (o Seu Barbalho), e com Luiz Gonzaga, Seu Vavá foi apresentador de programa de rádio. No entanto, os resumos biográficos feitos para um dos homenageados deste São João do Recife, dão a ideia que ele só começou a carreira em 1975, quando lançou Severina Xique Xique, seu maior sucesso.
"João Gonçalves chegou lá em casa, num domingo de manhã, me dizendo que trazia uma música que era a minha cara. Contou que tinha oferecido a Jackson e a Messias Holanda, mas eles não quiseram. Como é a história? Se estes cobrões não quiseram, sou eu que vou querer?", rememora Genival. A música que ele recebeu naquela manhã de domingo foi Severina Xique Xique. O autor, João Gonçalves, assim com ele, havia nascido em Campina Grande. "Disse a ele que ia ficar com a música, mas antes ia dar uma arrumada, botar uma meia sola nela," conta. "Fui ao programa de Adelzon Alves, na Rádio Globo, todo mundo estava lá: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Abdias, Ary Lobo, Os Três do Nordeste. Cantei Severina. Depois, Adelzon olhou pra mim e falou: Caboco, este vai ser o seu maior sucesso."
Tem mais: "Ozeás Lopes me levou pra gravadora Copacabana, mas o pessoal de lá não acreditou muito na música. Em 15 dias, vendeu 35 mil discos. Em dois meses, 600 mil. E desembestou", ele revela. "Fui na gravadora pedir um adiantamento. Cheguei lá e vi Paulo Sérgio recebendo o que pediu. Pedi 50 mil, o homem disse que eu voltasse uma semana mais tarde. Falei que não. Se Paulo Sérgio recebeu, por que eu não receberia também? Se não me der, rescindo o contrato, e vou embora". O "homem" da Copacabana pagou o que ele pediu: "Era muito dinheiro. Comprei uma casa em Campina Grande, que só de quarto tinha onze, uma piscina enorme".

Nenhum comentário:

Postar um comentário