quinta-feira, 9 de julho de 2015

FIG Chega À Sua 25ª Edição Mantendo A Tradição De Celebrar Todas As Artes Da Nossa Cultura

09/07/15 Toda a cultura pernambucana tem encontro marcado no Festival de Inverno de Garanhuns, que em 2015 chega à sua 25ª edição, de 16 a 25 de julho. Um dos maiores festivais de Cultura do Brasil volta à cena do inverno no agreste pernambucano para celebrar, ao lado de milhares de pessoas, todas as linguagens da arte. Somente na área de música, serão cerca de 220 apresentações, espalhadas em seis palcos e uma igreja – onde acontecem duas mostras de música erudita. O 25º FIG também irá celebrar o teatro, dança, circo, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design, moda, fotografia, artes visuais, as comunidades tradicionais, os pontos de cultura, os patrimônios imateriais, além de promover dezenas de atividades formativas.

São 15 polos culturais, espalhados por toda cidade, que estará decorada por uma cenografia especial, inspirada nos quilombolas e na diversificada cultura popular do estado. O FIG é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Este ano, o festival conta com a importante parceria do SESC de Garanhuns, que entra na programação com duas exposições. “O FIG é a apoteose da arte produzida em Pernambuco e uma plataforma de circulação para artistas de todo o país, um festival democrático, que leva entretenimento através do que de melhor vem sendo produzido no estado e no Brasil. As trocas culturais nas mais variadas linguagens, marcas indeléveis do FIG, estão mantidas e temos a certeza de mais um festival de sucesso em Garanhuns”, destaca o secretário de Cultura Marcelino Granja.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, ressalta o desafio da nova gestão da Cultura de Pernambuco em realizar o 25º FIG e se diz satisfeita com o resultado da organização do festival: “Construímos uma grade diversificada, que traz o peso e também a novidade, o artista para as massas e os que precisam ainda mais projetar seus trabalhos, e assim atingimos mais uma vez o objetivo deste evento que, como parte de uma política pública do estado, cumpre um papel de sintetizar as marcas do nosso trabalho em todas as áreas da cultura e da formação cultural”, destaca.

Homenagem – A escritora pernambucana Luzilá Gonçalves, natural de Garanhuns, é a homenageada do FIG este ano. Luzilá vive no Recife desde os seis anos de idade, mas nutre até hoje tanto amor por Garanhuns que seu projeto atual é um romance sobre a fundação da cidade, através da história da índia Simoa Gomes, que doou um terreno central, que serviu para a construção da antiga igreja de Santo Antônio.
Já enquanto homenageada do FIG, Luzilá passou a escrever uma coluna semanal na página oficial do festival(www.cultura.pe.gov.br/fig2015). Ela também será destaque na programação da Praça da Palavra, polo do FIG dedicado a recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros e performances. A vida e a obra de Luzilá será tema da conversa entre a homenageada e o escritor Alexandre Furtado no sábado (18), às 19h. O livro A Cabra Sonhadora, de Luzilá, que estava esgotado, será relançado pela CEPE durante o festival. O evento acontece no domingo (19), às 11h. Na quinta (23), às 16h, Luzilá participa de uma conversa com Luzinette Laporte, sobre livros infantis e a formação do leitor..

Nenhum comentário:

Postar um comentário