quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROGRAMA DE RÁDIO “O REI DO BAIÃO” COMPLETA 10 ANOS AO SOM DE MUITA SANFONA



Neste mês de Maio completou dez anos que foi ao ar pela primeira vez na Rádio Cultura de Quixadá o programa “O Rei do Baião”.

Apesar da invasão do forró eletrônico e outros modismos musicais, da internet e da tecnologia do LCD, fortes concorrentes no entretenimento do nosso dia a dia, os acordes da velha sanfona ainda tem público fiel por meio das ondas do rádio no interior do Ceará. Asa Branca, Assum Preto e outros hinos do cancioneiro popular, imortalizados pelo "Rei do Baião", continuam anunciando o amanhecer do dia pelo sertão adentro.
Os estúdios da Rádio Monólitos de Quixadá ficou pequeno para tanto sanfoneiros que foram participar do aniversario de dez anos do Programa “O Rei do Baião”. A festa começou as 11 hs com muito forró tradicional. O Apresentador Luciano Silva relembrou o começo do programa, falando das dificuldades encontradas para colocar o mesmo no ar. No dia 1º de maio de 2001 pela Rádio Cultura entrava no ar um programa onde o maior motivo seria homenagear Luiz Gonzaga. A sete anos vem sendo apresentado na Rádio Monólitos Am de 11 as 13hs todos os domingos.

Sanfoneiros de toda  região se encontraram para prestar uma homenagem a este programa que mantém vivo a tradição da boa música nordestina. Estiveram presentes  os sanfoneiros Nônô e Tênilson de Quixeramobim, Geovane, Chico Salviano, Raimundo Inácio, Túlio, João Dudu, Ratinho e Daniel de Quixadá e Chico Cabeção de Choró. Também participaram da festa Fernando Ivo, presidente do Fã clube Viva o Rei Luiz Gonzaga, Leidinara Freitas e a ex- secretária de Cultura de Quixeramobim Terezinha Oliveira. O estúdio ficou pequeno para tanto convidado. 

O radialista Luciano Silva agradeceu a todos pela presença e falou da importância que é manter a memória de Luiz Gonzaga viva por este sertão, “Luiz Gonzaga é um astro, um mito do nordeste, tem que ser lembrado sempre e é com essa satisfação que juntamos todos esses sanfoneiros para comemorarmos dez anos de divulgação da música do gonzagão. Temos o dever de manter viva essa nossa cultura, a nossa verdadeira música”.

O sanfoneiro Nônô, comentou da importância de existir programas como esses, “é com muita satisfação que participamos de momentos desses, pois com programas deste tipo no ar temos a garantia que a música do Rei do Baião vai continuar eterna, esta de parabéns toda equipe que faz este programa”.

O aniversario foi completo. Alem de muito Forró ao vivo foi cortado um bolo em homenagem aos 10 anos do programa ao som de muita sanfona, zabumba e triangulo.


MAIS INFORMAÇÕES



Programa O Rei do Baião

Domingo, das 11 às 13 horas

Rádio Monólitos AM Quixadá

(88) 3414.7063

Nenhum comentário:

Postar um comentário