quinta-feira, 28 de julho de 2011

O NORDESTE VAI LEMBRA DOS 22 ANOS SEM O REI DO BAIÃO.


III Procissão das SanfonasIII Procissão das Sanfonas
Aos 22 anos de morte de Luiz Gonzaga, a Procissão das Sanfonas homenageia o Rei do Baião e a figura do sanfoneiro piauiense Mestre Pedro Damásio. A passeata será no dia 02 de agosto, a partir das 15h30, com saída da Praça Saraiva, no centro da cidade.
O Mestre Pedro Damásio foi um dos mais populares sanfoneiros de Teresina e região. Foi líder do Conjunto Regional Damásio, que era formado juntamente com seus irmãos Jonas Damásio, na zabumba, e Antônio Damásio, no triângulo. Eles navegavam pelo Rio Parnaíba levando música nordestina às comunidades ribeirinhas de várias cidades do Piauí.
A tarde do dia 02, terça-feira, contará com a presença de Fernando Bonequeiro, participando com o boneco Sanfoneiro Gigante, da atriz Lari Sales, com “A Rainha do Rádio”, e do pequeno Isaac do acordeon, de apenas 8 anos de idade. A procissão leva todos os sanfoneiros da Chapada do Corisco para tocarem clássicos de Luiz Gonzaga desde a Praça Saraiva, seguindo pelo calçadão da Simplício Mendes e chegando à Praça da Bandeira com muita animação e interação com os transeuntes, encerrando com o Concerto Sanfônico para Teresina. O cortejo inicia após a benção dos sanfoneiros, em frente à Igreja das Dores.
O objetivo é contemplar a população que trabalha no centro de Teresina, além de ser uma comemoração aos 159 anos da capital piauiense. A ideia é de Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que ganhou o estímulo do prefeito de Teresina, Elmano Férrer, para a realização do encontro anual de todos os gonzagueanos da cidade em homenagem ao Rei do Baião. “É uma forma animada e interativa de reconhecer nossas raízes culturais, e homenagear antigos mestres da cultura musical popular”, diz Laurenice França, presidente da FMC. fonte 180graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário