quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

[Leia] Bateria da Unidos da Tijuca vai tocar forró na avenida,no Blog Sertão9


Mestre de bateria Casagrande, ao centro, com chapéu de cangaceiro, ao lado de passistas e ritmistas da Unidos da Tijuca Foto: Gustavo Stephan / O Globo
Mestre de bateria Casagrande, ao centro, com chapéu de cangaceiro, ao lado de passistas e ritmistas da Unidos da Tijuca
GUSTAVO STEPHAN / O GLOBO
RIO - A homenagem que a Unidos da Tijuca fará ao Nordeste e ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, que morreu em 1989, vai dar ao público que for assistir aos desfiles das escolas na Sapucaí um ritmo a mais para cair na folia. Além de muito samba, a bateria tijucana promete empolgar com bossas de forró, gênero musical que consagrou o Rei do Baião.
Mestre de bateria da Tijuca, Casagrande é quem entrega a novidade, que poderá ser conferida de perto já neste domingo, 15, durante o ensaio técnico que a agremiação fará, a partir das 22h, no Sambódromo.
- Acho que essa “paradinha” de forró vai ferver. O público e os jurados esperam ousadia das baterias e meu compromisso como mestre é justamente inovar. Gosto de buscar referências de gêneros que tenham relação com o enredo e conseguimos encaixar o baião nas nossas bossas de uma forma muito interessante. Meus ritmistas gostaram e acho que tem tudo para ser um sucesso esse forrozinho – aposta.
No Nordeste, o forró costuma ser tocado com zabumbas, instrumentos musicais característicos daquela região. Na bateria de Casagrande, os surdos serão os responsáveis pela reprodução do ritmo.
- A zabumba, que é um dos instrumentos mais utilizados nas festas nordestinas, emite um som grave, que serve bem para fazer a marcação do forró. E o que marca aqui é o surdo. Então, não foi difícil encontrar entre nossos instrumentos um que pudesse suprir a nossa necessidade – explica.
fonte:o globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário