quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

[Leia] De Assum Preto a Asa Branca, MUG vai agitar o Sambão com o Rei do Baião




Fantasias da escola de samba MUG de Vila Velha
Confecção das fantasias segue a todo vapor no barracão da MUG



O "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, será o grande homenageado da MUG com o enredo "Gonzagão! Filho do Sertão, Majestade do Baião - 100 anos em Glória". A Mocidade Unida da Glória selecionou as músicas mais conhecidas de Gonzagão para compor a sinopse do samba, as alegorias e todas as fantasias: as de alas, de destaques principais, as destaques de apoio, as da bateria, as das baianas, as do casal de mestre-sala e porta-bandeira, passistas.

A expectativa da agremiação é desfilar com aproximadamente 2,2 mil componentes distribuídos em 19 alas, com três tripés principais e inúmeros adereços menores e cinco carros alegóricos. O mestre de bateria Renato Augusto Vieira comanda os 165 ritmistas. À frente da Vermelha e Branca estará a Rainha de bateria Fernanda Figueiredo. 

A Vermelha e Branca vai mostrar parte da vida do compositor que saiu do nordeste e foi para o Rio de Janeiro. A agremiação foi até Pernambuco, Estado natal do músico, para conferir os detalhes da história do Rei do Baião e trazer para o carnaval capixaba. O grande diferencial do desfile da MUG é que a história de Luiz do Nascimento será cantada por meio das músicas compostas e cantadas por ele.

O carnavalesco Peterson Alves ressalta que os carros alegóricos estarão mais luxuosos e vão levar toda a obra do grande artista. "O primeiro carro será como uma grande festa: o "Auto do Reizado", que é uma festa tipicamente portuguesa, mas é realizada também pelo povo do nordeste. Vamos contar toda a trajetória dele dentro das alas e encerramos o desfile com uma grande carruagem, levando ele de volta para o sertão, como era o pedido dele. Será o encontro do leão do Norte e o leão da Glória, símbolo da nossa escola", explica.  


foto: Tiago Félix
O metalurgico Robson Novaes - Chico linguiça - trabalha há 30 anos na MUG
O metalúrgico Robson Novaes, o Chico Linguiça, trabalha há 30 anos na MUG

Para ajudar à levar essa mistura do forró com samba é necessário movimentar um batalhão de pessoas, que trabalham noite e dia. O serralheiro Robson Novaes, 60 anos, conhecido como "Chico Linguiça", trabalha no barracão pesado da MUG há 30 anos. Ele diz trabalhar por mais de 20 horas por dia com muito orgulho.

"Chico Linguiça", na verdade, se mistura com a história da MUG. Ele era do time de futebol Leão da Glória - que deu origem a Mocidade Unida da Glória. "Quando a minha MUG passa na avenida eu fico todo arrepiado, até mesmo nos ensaios. Eu tenho certeza que será campeã novamente. Se Deus quiser!", conta. 

O mestre-sala e porta-bandeira são os irmãos Diego e Vanessa, filhos da comunidade da Glória, bairro de Vila Velha onde a MUG foi fundada. O samba-enredo é de autoria dos compositores Diego Nicolau, Maurício Bona, Claudinho Vagareza e Tiago Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário