sábado, 11 de fevereiro de 2012

[Veja] MUG promete incendiar o sambão do povo neste sábado,para o rei do baião

Ela é uma das mais belas escolas do carnaval capixaba. E em 2012, de olho no segundo título consecutivo, a campeã do carnaval de 2011, Mocidade Unida da Glória (MUG), está pronta para brilhar na avenida. Com “Gonzagão! Filho do Sertão, Majestade do Baião – 100 anos em glória”, cinco carros alegóricos, dois tripés, 18 alas e 2.200 componentes, a MUG será a última escola a desfilar no sábado (11/02). A Vermelho e Branco promete um desfile com muito luxo, surpresas e também com o leão, símbolo da agremiação. Toda a história de Gonzagão, com riqueza de detalhes, será contada pela escola da Glória. A sanfona, a origem do músico, suas composições, a cultura nordestina e muito samba com forró vão incendiar a avenida. Assim como as outras duas agremiações de Vila Velha, São Torquato e Arco-Íris, a MUG conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
O carnavalesco Petterson Alves , há oito anos na MUG, conta que plumas, pena de faisão, brilho, paetês, couro e veludo vão compor o desfile. Tricampeã do carnaval (2003, 2008 e 2011), a MUG promete emocionar o público no Sambão do Povo. E para o desfile, uma participação especial: Diretamente da terra do rei do Baião, Exú, o sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga, desfilará no último carro da escola.
Relembrando o tri
No ano passado, seis anos após a conquista do bicampeonato e com o delicioso enredo, “Mocidade, a cerevisia que contagia”, a MUG, encantou o público e sagrou-se tricampeã do carnaval capixaba somando 197,1 pontos. O desfile foi caracterizado por muita riqueza, irreverência e imponência. Em uma apresentação dos sonhos, em alas bem organizadas e coreografadas, com muito vermelho e dourado, a MUG levou ao delírio o público da passarela do samba.
Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião
O cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco, foi uma grande figura da música popular brasileira. Com sanfona, zabumba e triângulo, levava alegria, mesmo em meio à pobreza do sertão nordestino, para os forrós e festas juninas da região. Em uma época que poucos conheciam o baião, o xote ou o xaxado, foi através de Gonzagão, como era conhecido, que o Brasil descobriu esses ritmos nordestinos, com canções como “Baião” (1946), “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Giló” (1949) e “Baião de Dois” (1950). Graças as suas canções, foi admirado por grandes nomes da MPB como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, entre outros. O rei do Baião faleceu no dia 02 de agosto de 1989, em Recife.
MUG: História e tradição
Fundada em agosto de 1980, a Mocidade Unida da Glória, começou como bloco, através de amigos jogadores de futebol do time Leão Glória. Ficaram conhecidos como “calções vermelhos”, já que o grupo desfilava somente com o traje. Em 1981, já como escola de samba, desfilou no Centro de Vila Velha, sagrando-se tetra campeã. (81-84). Foi em 85 que a escola estreou no Carnaval de Vitória. Desfilando no Grupo de Acesso (antigo segundo grupo), a escola fez bonito. Com o enredo “No reino onde chorar é proibido”, a MUG foi campeã, subindo para o grupo principal. Nos anos seguintes, entre superações e conquistas, a escola consolidou toda sua força e hoje é uma das principais escolas de samba do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário