sexta-feira, 23 de março de 2012

[Leia] Fulô do Sertão recebe o Trio Nordestino,com forró Nordestino


Além de servir diversas opções da cozinha nordestina, o restaurante Fulô do Sertão não mede esforços na sua missão de agradar o público frequentador da casa. Razão pela qual abrilhanta as noites com música da melhor qualidade. Nesta sexta-feira, 23 de março, não será diferente. O restaurante abre as portas para receber o Trio Nordestino.





Criado em 1958, em Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró pé de serra: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um trianguleiro invocados. Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) apareceram em disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. Os primeiros discos saíram pela Copacabana e trazia canções de Gordurinha ("Pau-de-arara É A Vovozinha", "Carta 100 Erros", "Carta A Maceió"), Antônio Barros ("Chililique", "Forró Pesado", "Procurando Tu"). Logo, o Trio Nordestino alcançava popularidade em todo o Brasil. "Procurando Tu" foi o maior sucesso, no início dos anos 70.





Lind (Lindolfo Barbosa), falecido em 1982, foi o primeiro cantor do trio, considerado até hoje por muitos como o maior cantor de forró que já existiu. Cobrinha (José Pedro Cerqueira), falecido em 1993, foi um dos maiores exemplos de que se pode aliar música à irreverência com seu triângulo repicado e suingado. Coroné (Evaldo Santos Lima), falecido em 2005, ficará eternizado pela sua cadência ritmada e solos de zabumba inesquecíveis que ficaram marcados nos discos do Trio. Com a precoce morte de Lindú, assume a sanfona do Trio um jovem sanfoneiro no início de carreira: Gennaro, tendo uma passagem de 12 anos e 11 LPs pelo grupo. Hoje, formado porLuiz Mário (filho de Lindú), Beto Sousa (afilhado de Lindú) e Coroneto (neto de Coroné), o Trio Nordestino chega com mais um trabalho, o seu 40º disco com 14 músicas de tirar o fôlego como já era de se esperar, e assim, com mais uma obra no mercado o grupo vem ao longo de sua história resgatando e mostrando que enquanto tiver uma sanfona, um triângulo e uma zabumba ninguém fica parado

Nenhum comentário:

Postar um comentário