sábado, 14 de abril de 2012

[Leia] Ano Luiz Gonzaga promovido pela UEPB traz alegria e cultura regional para alunos e comunidade



Apresentação artística no Ano Luiz Gonzaga
Nesta sexta-feira (13), pela manhã, a Universidade Estadual da Paraíba efetuou mais uma atividade ligada às comemorações do Ano Luiz Gonzaga. O evento teve como sede o Museu do Rei do Baião, localizado no bairro de Santa Rosa,em Campina Grande e atraiu alunos da Instituição e também a comunidade que admira o grande talento do cantor e compositor pernambucano.

O evento teve como realizadores o curso de Administração da UEPB, numa promoção do PET-Administração, em conjunto com a Pró-Reitoria de Cultura (PRAC) e a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAD), com o apoio do Cerimonial. A abertura foi realizada pelo chefe de gabinete da Reitoria, José Benjamim Pereira. Na ocasião, o professor Benjamim ressaltou que o Ano Luiz Gonzaga foi apreciado e aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UEPB, durante uma reunião ocorrida no dia 16 de fevereiro deste ano. A Resolução Declaratória homenageia o “Rei do Baião” no ano em que se celebra 100 anos de seu nascimento.

Professor Benjamim durante atividade do Ano Luiz Gonzaga“A importância de Luiz Gonzaga deve-se à abrangência que sua obra teve e tem por todo o território brasileiro e também internacionalmente. Realizar atividades com este tema reafirma o compromisso da UEPB em elevar a cultura nordestina e alinha-se a outras práticas que ocorrem em todo o país, com vistas a rememorar e comemorar a obra gonzaguiana”, explanou.

Também participaram da abertura o professor de Geografia da UEPB e coordenador do Grupo Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa e o docente Geraldo Medeiros Júnior, coordenador da atividade no Curso de Administração. Ambos destacaram Luiz Gonzaga como um dos maiores ícones culturais do Nordeste e exaltaram a Instituição pela promoção do ano que homenageia o artista. O ouvidor da UEPB, professor Jomar Ricardo, também se fez presente ao evento.

Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido numa sexta-feira, 13 de dezembro de 1912, em Exu (PE), é apontado pela crítica como um dos mais importantes nomes da música popular brasileira de todos os tempos. Assim, a intenção da UEPB é efetuar atividades de extensão e culturais especialmente no dia 13 de cada mês de 2012.

Após a abertura, os presentes puderam acompanhar uma encantadora apresentação da cantora Fidélia Cassandra e do Grupo Acauã da Serra. Longe dos palcos há dois anos, Fidélia demonstrou total afinação com o Grupo e, com sua voz melodiosa e cadenciada, deu um toque pessoal às músicas, mas permaneceu fiel ao estilo do Rei do Baião, entoando canções como Algodão, Tropeiros da Borborema, Estrada de Canindé e A Dança da Moda. Em seguida, o Grupo Acauã da Serra apresentou a música Ave Maria do Sertão e uma composição própria que leva o mesmo nome do Grupo.

Dando continuidade à programação, houve a palestra do professor e doutor em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jonas Duarte, que abordou temáticas referentes à administração pública no Nordeste, um mote muitas vezes implícito e também explícito nas músicas de Gonzaga.

Nesse sentido, a manhã proporcionou aos participantes conhecer as instalações do Museu, parte da história cultural do Nordeste, além de debater sobre questões que estão diretamente ligadas ao curso de Administração, remetendo, além disso, ao progresso da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário