quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Feira reúne pequenos cientistas brasileiros em Pernambuco



Pequenos cientistas de todo o Brasil estão reunidos no Chevrolet Hall, em Olinda, até a sexta-feira (26). Eles possuem ente 8 e 16 anos e estão apresentando invenções de todo tipo na Feira da Ciência Jovem de Pernambuco, que deve atrair um público de mais de 10 mil pessoas. O evento é promovido pelo Espaço Ciência. Os estudantes que apresentarem os melhores projetos ganharão passagens aéreas e a inscrição em feiras nacionais e internacionais.

A Feira da Ciência Jovem do estado é considerada uma das três maiores do Brasil. Maciel Oliveira veio de Alagoinhas, no interior da Bahia, para mostrar seu projeto e contar como a pesquisa científica mudou para melhor a sua vida. “Não mudou só na escola; mudou também em casa, uma vez que o interesse aumentou. Não é só o incentivo à pesquisa, mas também o fato de lidar com as pessoas. Aqui não é só apresentar os trabalhos, mas fazer amizades, conversar com as pessoas”, comentou.

Os alunos de fora vêm de escolas públicas – só Pernambuco tem representantes de escolas particulares. Ao todo, são 320 trabalhos expostos, que não são só das chamadas “ciências duras”, como física, química e matemática, mas também das ciências sociais e humanas. O projeto “Vozes do Verso”, da Escola Renato Fonseca, de Olinda, por exemplo, trabalha com os alunos a importância da leitura e da literatura.

Um dos destaques da feira são os alunos dos ensinos fundamental e infantil. Gabriela Andrade, de apenas 8 anos, não esconde: gosta de perguntar, de achar resposta e está convencida de que é uma pequena cientista. “A gente aprende mais, para poder repassar para as outras pessoas. No futuro, posso ser professora”, falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário