quinta-feira, 25 de outubro de 2012

'Gonzaga - De Pai para Filho' chega amanhã aos cinemas.(Exclusivo no Blog Sertão9)


Se não estivessem juntos no set para trabalhar, seria possível dizer que o encontro dos integrantes da equipe de "Gonzaga - De Pai para Filho", que estreia nesta sexta-feira, se tratava de uma reunião do fã-clube de Luiz Gonzaga (1912-1989). Por coincidência, tanto o diretor Breno Silveira (de "2 Filhos de Francisco"), quanto os atores principais Chambinho do Acordeon e Julio Andrade têm estreita ligação com o Rei do Baião ou são seus admiradores de longa data.
"O Gonzaga frequentava a casa do meu avô, que era político em Pernambuco", relembra Silveira, que levou sete anos para concretizar o filme idealizado por Maria Hernandez. Chambinho, que interpreta no filme o cantor em sua fase áurea da carreira, também é sanfoneiro e aprendeu a tocar músicas de Luiz Gonzaga com 8 anos de idade. Já Andrade, que vive Gonzaguinha (1945-1991), filho do protagonista, já ganhou uns trocados cantando músicas de seu personagem em bares.
Ao mesmo tempo em que narra a trajetória de Gonzaga, o longa mostra a complicada relação do músico com seu primogênito, criado pelos amigos Xavier (Luciano Quirino) e Dina (Silvia Buarque), pois o pai estava ocupado fazendo shows pelo Brasil. A volta à questão da paternidade não é um acaso na filmografia de Breno Silveira, que também tocou no assunto em "À Beira do Caminho", lançado neste ano. "Alguém falou que a gente faz eternamente o mesmo filme. Acho que estou neste contexto", assume o cineasta.
As famílias de Gonzaguinha e de Rosa Gonzaga, filha adotiva do sanfoneiro, não se bicavam, mas acabaram se unindo durante a produção. "Eles não se falavam. Então, a gente combinou um jantar e juntou todos depois de 15 anos. Hoje, eles voltaram a se frequentar, voltaram a ser uma família", orgulha-se Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário