quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Caruaruense cria arte com vegetação,do Sertão Pernambucano


Assista reportagem no vídeo

A percepção de um artista plástico diante da natureza e suas formas. Assim é Vona Valente, um caruaruense que capta nas curvas da vegetação, expressões humanas. Carlos Plácido e Kylton Bezerra foram ver de perto essa produção que brota da terra e da criatividade.
Entre as casas do bairro Rosanópolis, uma chama atenção. É um castelo. Nele, moram guerreiros, lampiões, duendes, a sagrada família e Vona Vallente: o criador dessas esculturas. Nascido na área rural de Caruaru, ele não revela a idade. Diz apenas que começou no artesanato aos 13 anos e tem mais de 30 de profissão. A primeira impressão é de que as peças são feitas de metal, mas na verdade são galhos de árvores.
“Para fazer minha arte, eu encontro os materiais nos locais mais diferentes possíveis. Num rua, num terreno baldio. Onde houver vegetação, pra mim, é onde estão escondidas as melhores matérias”, disse o artista.
Vona diz que durante o processo de criação nunca sabe o que vai fazer. Tudo vai depender do formato natural da própria madeira. “Eu sempre faço um comparativo a forma humana. Dessa forma, mais fácil para o entendimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário