terça-feira, 11 de dezembro de 2012

100 Anos de Luiz Gonzaga,nesta Sexta-feira dia 13 de Dezembro

Blog Sertão9

Biograficamente lembra-se que Luiz Gonzaga do Nascimento, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912 (sexta feira), na Fazenda Caiçara, município de Exu, situado na serra do Araripe, Estado de Pernambuco e faleceu no dia 2 de agosto de 1989 no Hospital Santa Joana, em Recife-PE, com 76 anos de idade.



Objetiva-se colocar neste espaço, um destaque quantitativo, do legado deste que até hoje é a maior expressão artístico-cultural da nossa região. Fez sua primeira gravação no acordeon em 1941 A viagem do Genésio seguindo-se, neste mesmo ano, mais oito gravações, todas instrumentais, discos RCA Victor V34744, V34748, V34768 e V34778, com as devidas vênias a Miguel Azevedo (Nirez). De 1941 a 1963 gravou 78 discos de 78 RPM (discos de cera). Com o advento da nova tecnologia em gravação de disco – Long play – LP – ou disco de vinil, gravou em 1961 seu primeiro LP - Xamego, seguindo-se mais 39 LPs, sendo o último em 1989, no ano de seu falecimento, com o título de Aquarela nordestina, sem esquecer dos discos compactos em vinil com músicas não lançadas em outros discos, como Obrigada João Paulo, em homenagem a visita do papa ao Ceará. Observa-se a interseção 1961/1963 com discos de cera e de vinil.



Pela quantidade de discos gravados tem-se uma ideia de quantas composições foram gravadas, presentes em todo a alfabeto (de A a Z), indo da música A canção do carteiro até Zé Dantas, totalizando 495 músicas.



A variedade de ritmos é impressionante nestas gravações com estas variações: mazurca, valsa, chamego, choro, polca, chorinho, picadinho, quadrilha, marcha, marcha-frevo, moda, toada, maracatu, marcha junina, valsa toada, rancheira, batucada, rasquiado, xaxado, canção, aboio, arrasta pé, calango, guarânia, forró, seridó e Baião. Luiz Gonzaga participou em gravações de discos de outros artistas ultrapassando a mais de 50 e variando entre forró, trio elétrico, pé de serra, frevo e samba.



Toda esta riqueza de informações com seus detalhes estão disponíveis na web; o que se apresenta é uma síntese para provocar o conhecimento das novas gerações e a divulgação da grandiosidade deste artista sem precedente no meio artístico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário