sábado, 8 de dezembro de 2012

No Recife, Quinteto Violado celebra Luiz Gonzaga com mostra e show


Exposição 'Quinteto Canta Gonzagão: nossos encontros com o Rei do Baião'  (Foto: Divulgação)Uma das sanfonas do Rei do Baião está na mostra. Blog Sertão9
 A banda Quinteto Violado inagurou, nesta quinta-feira (6), na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, a exposição e série de shows "Quinteto Canta Gonzagão: nossos encontros com o Rei do Baião". A mostra reúne objetos e material audiovisual dos acervos do Memorial Luiz Gonzaga e da Fundação Quinteto Violado. Os shows serão de quinta ao sábado (8), sempre às 19h30. O evento termina no domingo (9). A entrada é de graça.


A proposta do grupo é realizar apresentações intimistas, pontuadas pelo relato de histórias vividas ao lado de Luiz Gonzaga nas décadas de 1970 e 1980. O cenário dos shows é uma exposição montada na Galeria 2, onde o público terá a chance de percorrer uma coleção com objetos emblemáticos do universo do artista, como uma de suas sanfonas, seu tradicional gibão, além de fotografias, livros e capas de discos.

Exposição 'Quinteto Canta Gonzagão: nossos encontros com o Rei do Baião'  (Foto: Divulgação)
Gibão usado por Luiz Gonzaga pode ser visto pelos
visitantes.Blog Sertão9
O repertório selecionado abrange o imaginário nordestino traduzido em clássicos como "Assum Preto" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), "Acauã" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) e "A Volta da Asa Branca" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas). A sonoridade do grupo é revelada em arranjos abertos às influências da música universal, como em "Algodão" (Luiz Gonzaga) e "Baião na Garoa" (Luiz Gonzaga / Hervê Cordovil).


A Missa do Vaqueiro, criada por Luiz Gonzaga e pelo padre João Câncio em Serrita, no Sertão pernambucano, terá espaço privilegiado na mostra. O evento foi, durante muitos anos, uma ocasião de convivência do Quinteto com Gonzaga. Em 1976, o grupo gravou o LP as "Rezas de Sol", que é a trilha musical composta especialmente para a Missa, por Janduhy Finizola. Entre as imagens recuperadas em arquivos, destaque para a gravação de um dos encontros do Quinteto com Gonzaga, feito pela TV Cultura de São Paulo, no início dos anos 1980.



Nenhum comentário:

Postar um comentário