sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Exposição no Museu Histórico Nacional reúne 300 peças sobre Jogos Olímpicos

Em 2016, o Rio será palco do maior evento esportivo domundo. Servindo de aquecimento para a Olimpíada, o Museu Histórico Nacional recebe, até 1º de dezembro, a mostra interativa Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte. O acervo do Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, já passou por São Paulo, e agora desembarca na cidade com mais de 300 peças que representam a trajetória dos jogos na Era Moderna. 

Uma parte do material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI), detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e outra ao COB. 
 A exposição é dividida em nove módulos: Jogos da Antiguidade, O Sonho de Coubertin, Acendendo a Tocha, Cerimônias, Esportes e Medalhas, Mascotes, Rio 2016, Memorabília e Time Brasil. Todos eles serão conectados e mostram a cultura e emoção dos jogos. 
Objetos ímpares podem ser vistos na mostra, como a cópia do discurso do Barão de Coubertin, feito em 1892, com a proposta de recriação da competição, além de medalhas, tochas, mascotes e uniformes usados por esportistas de diversas edições da competição.
Durante a visita, o público terá a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, tirar fotos ao lado da famosa mascote Mischa (de Moscou, em 1980), eparticipar de uma simulação de salto em distância. Interações educativas estarão disponíveis em uma sala de cinema, onde também serão exibidos vídeos do acervo do COI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário