sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fiéis de Nossa Senhora de Nazaré pedalam 180 km de Ourém a Belém

Há 11 anos, um grupo de 38 ciclistas sai deOurém, no nordeste do Pará, com destino à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Fazer o percusro pedalando foi uma forma que o grupo encontrou de homenagear padroeira dos paraenses.
A romaria começou em 2003, quando três amigos que participam do Círio de Nossa Senhora de Nazaré decidiram ir de Ourém até Belém de bicicleta. Desde então, o grupo só vem ganhando a adesão de mais fiéis.
A primeira parada do grupo é na Igreja Matriz de Ourém, onde os romeiros recebem do pároco da cidade uma benção especial de proteção para a viagem. O grupo sai pelas ruas da cidade em clima de festa.
São 180 quilômetros de pedaladas, feitas em um percurso que dura entre 12 e 15 horas. A velocidade média é de 30 quilômetros por hora, com paradas apenas para alimentação ou algum reparo na bicicleta.
Manuel viajou de Belém para Ourém de bicicleta há dois dias e está voltando para a capital pedalando mais uma vez, somando 360 quilômetros de viagem. “A promessa foi eu vir de bicicleta e voltar com o pessoal que eu já conhecia, só que eu ainda não tinha tido essa experiência”, conta o devoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário