segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Matriz de N. Sra. da Penha é elevada à Catedral no Crato, CE


Crato. Os festejos em torno do Centenário da Diocese deste município foram abertos ontem durante solenidade de dedicação litúrgica da Matriz de Nossa Senhora da Penha à condição de Catedral. Presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Pânico, a celebração contou com a presença de padres e representantes das 53 paróquias ligadas à Diocese.

Na solenidade de dedicação litúrgica, foi inaugurado novo altar de celebração, confeccionado em pedra, seguindo as orientações da Igrejja .

Uma caravana com mais de 100 veículos, entre automóveis e micro-ônibus, levou à celebração um público estimado em cerca de 1.500 pessoas. Dentre os ritos apresentados durante a solenidade, os fiéis também puderam presenciar a inauguração do novo altar de celebração, confeccionado em pedra, seguindo as orientações dadas pela Igreja Católica.

No novo altar foram depositadas as relíquias de alguns mártires da Igreja, como por exemplo: São Pio de Pietrelcina, Santo André Apóstolo, São Leopoldo de Mandic, Beata Albertina Berkenbrock, Beata Nhá Chica e Irmã Dulce.

Quem compareceu à Sé Catedral foi surpreendido, ainda, com a reabertura do coro da igreja, que recentemente passou por obras de reestruturação física, e com a participação do Coral Acordes Orantes, do Santuário da Divina Misericórdia, da cidade de Barro.

As comemorações do Jubileu do Centenário acontecerão durante todo o próximo ano. Uma vasta programação será cumprida em diversas paróquias da Diocese. "Também deverão ser entregues no próximo ano as 100 capelas que estão sendo edificadas em algumas comunidades", informou Adeleni Milfort, do Conselho Diocesano de Pastoral da Igreja. No próximo ano, também será realizado o Congresso Eucarístico Diocesano e o Simpósio Pastoral Diocesano, ambos em Crato. Os dois eventos possuem a finalidade de buscar fortalecer a aliança entre os fiéis e o catolicismo na Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário