terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Governo reforça contingente para entregar obra no rio São Francisco

O Ministério da Integração Nacional informou, nesta terça-feira, 14, que o contingente de trabalhadores nas obras da transposição do rio São Francisco ultrapassou em janeiro a marca de 8 mil pessoas. A expectativa do governo é entregar alguns trechos da obra ainda em 2014, ano de eleição presidencial.
Em dezembro, a presidente Dilma Rousseff disse que a renegociação dos contratos com as empreiteiras responsáveis pelo projeto foi o que levou ao grande atraso nas obras. Boa parte das obras foi contratada com base nos projetos básicos, o que resultou em uma série de aditivos e paralisações nos trabalhos.   
“O ano de 2014 será de muita aceleração nas obras. Isso significa que conseguiremos cumprir as metas de execução do projeto até 2015”, disse, em nota, o ministro da Integração, Francisco Teixeira. Pelo cronograma atual, a transposição, que promete beneficiar 12 milhões de pessoas no semiárido, vai ser concluída em dezembro de 2015.
Após as paralisações, entretanto, o governo firmou novos contratos que preveem a entrega parcial das obras, na medida em que foram executadas. Assim, Dilma espera inaugurar este ano pelo menos 100 km de canais em cada um dos dois eixos da transposição, prevista para atender 390 municípios em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Ainda, de acordo com o ministério, cerca de duas mil máquinas estão atualmente em operação nas obras da transposição. O projeto, orçado inicialmente em pouco mais de R$ 4 bilhões, já superou os R$ 8 bilhões.( http://radiosertao9.com/)




Nenhum comentário:

Postar um comentário