sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Abertura do Carnaval do Recife terá homenagem ao eterno Luiz Gonzaga

A noite foi de acerto dos passos e de afinação dos ritmos para a abertura do Carnaval no Recife. Uma festa que vai ter muita música e uma homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Um a um os maracatus foram chegando para o ensaio geral da abertura do Carnaval do Recife. A Praça do Marco Zero se transformou  no palco para uma orquestra gigante. 600 batuqueiros de 12 nações se uniram em um só ritmo.
Desta vez, o show trás uma surpresa. No repertório, um presente para os foliões, uma música do baião que pouca gente conhece. no legado de Luiz Gonzaga não estão apenas xote, xaxado e baião. Ele também fez uma reverência ao maracatu. Junto com o parceiro Zé Dantas, compôs "Praia Dengosa", 58 anos atrás.
Elba Ramalho é responsável pelo achado e empresta a voz ao maracatu. "Um maracatu lindo e que exalta esta coisa do baião, do fado, a mistura, né, a nossa cultura, né?", diz Elba.
Sob a regência do percussionista Naná Vasconcelos,  o maracatu ganha mais força. "É um achado total, uma obra-prima da obra de Luiz Gonzaga", explica ele.
Fafá de Belém e a cantora Lura, de Cabo Verde, se juntaram a Elba Ramalho e aos batuqueiros em uma celebração à cultura e à tradição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário